Questões - DEPEN 2015


PROVA CESPE | CEBRASPE – DEPEN – Aplicação: 2015

Questões com gabarito comentado.


Texto I


   É preciso compreender que o preso conserva os demais direitos (educação, integridade física, segurança, saúde, assistência jurídica, trabalho e outros) adquiridos como cidadão, uma vez que a perda temporária do direito de liberdade em decorrência dos efeitos de sentença penal refere-se tão somente à liberdade de ir e vir. Isso, geralmente, não é o que ocorre.
   O que se constata é que, na prática, o cidadão preso perde muito mais do que sua liberdade. Perde sua dignidade, é 10 submetido a humilhação e acaba se sentindo um nada.
Internet: (com adaptações)

Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto I, julgue os itens que se seguem.

1 No trecho “refere-se tão somente à liberdade de ir e vir” (L.4), o emprego do sinal indicativo de crase deve-se ao fato de a locução “tão somente” exigir complemento antecedido pela preposição a.

ERRADO. O sinal indicativo de crase deve-se ao fato do verbo “referir” ser transitivo indireto (refere-se a algo ou alguém) mais a junção do artigo “a” que acompanha o substantivo liberdade. Preposição a + a artigo = à.

2 A substituição de “se constata” (L.6) por “é constatado” manteria a correção gramatical e o sentido original do texto.

CERTO. Pois “se constata” está na voz passiva sintética (partícula apassivadora “se”) e “é constatado” é a voz passiva analítica. Na troca dos termos, não ocorre mudança no sentido do texto.

3 No trecho entre parênteses no início do primeiro parágrafo, as vírgulas foram empregadas para isolar elementos de mesma função sintática em uma enumeração.

CERTO. É um aposto enumerativo. O aposto é um termo acessório da oração cuja função é de explicar, enumerar,resumir ou identificar o termo principal. Geralmente é separado por vírgula, travessão ou dois pontos.

4 Depreende-se das informações do texto que a sentença penal deveria realmente limitar apenas o direito de locomoção.

CERTO. No primeiro período do texto, é explicado os efeitos da sentença penal “refere-se tão somente a liberdade de ir e vir”. Já no próximo período, afirma-se que o efeito da sentença penal, geralmente, não ocorre somente na liberdade de ir e vir, isto é, na locomoção do sujeito e pode afetar a sua dignidade.

5 A correção gramatical do texto seria preservada, caso o trecho “O que se constata”, no início do segundo parágrafo, fosse reescrito da seguinte forma: O que constata-se.

ERRADO. A reescrita da frase estaria incorreta, pois “o que” é um fator de próclise obrigatória – oração iniciada por palavras interrogativas – e, consequentemente, não se admite o emprego do “se” posposto ao verbo.

Texto II

   Os condenados no Brasil são originários, na maioria das vezes, das classes menos favorecidas da sociedade. Esses indivíduos, desde a mais tenra infância, são pressionados e oprimidos pela sociedade, vivem nas favelas, nos morros, nas regiões mais pobres, em precárias condições de vida, em meio ao esgoto, à discriminação social, à completa ausência de informações e de escolarização.
   Sem o repertório de uma mínima formação educacional e social, o preso, mesmo antes de se tornar um delinquente, já ocupa uma posição social inferior.
   O regime penitenciário deve empregar os meios curativos, educativos, morais, espirituais, e todas as formas de assistência de que possa dispor com o intuito de reduzir o máximo possível as condições que enfraquecem o sentido de responsabilidade do recluso, o respeito à dignidade de sua pessoa e a sua capacidade de readaptação social.
Internet: (com adaptações).

Julgue os próximos itens, relativos às ideias e às estruturas linguísticas do texto II.

6 As palavras “indivíduos” e “precárias” recebem acento gráfico com base em justificativas gramaticais diferentes.

ERRADO. Estas palavras possuem a mesma regra de acentuação: paroxítonas terminadas em ditongo.

7 O segmento “na maioria das vezes” (L. 1) está entre vírgulas porque constitui expressão de natureza explicativa.

ERRADO. A expressão entre vírgulas é um adjunto adverbial, de natureza restritiva (foca parte de um todo), não tem expressão explicativa.

8 A expressão “a mais tenra infância” (L.2) tem, no texto, o sentido de infância infeliz.

ERRADO. A expressão tem sentido de “desde cedo na infância”.

9 A forma verbal “são” (L.2) está no plural porque concorda com “Esses indivíduos” (L. 2).

CERTO. Verbo varia em pessoa (1ª, 2ª ou 3ª), número (singular e plural), tempo (pretérito, presente e futuro), modo (indicativo, subjuntivo e imperativo) e voz (ativa, passiva, reflexiva e recíproca). “Esses indivíduos são pressionados...”

10 De acordo com o texto, o regime penitenciário deve proporcionar condições que fortaleçam o sentido de responsabilidade do preso, o respeito à sua dignidade como pessoa e a sua capacidade de reinserção social.

CERTO. Está explícito no terceiro parágrafo do texto, “o regime penitenciário deve empregar os meios [...] com o intuito de reduzir o máximo possível as condições que enfraquecem o sentido de responsabilidade do recluso, o respeito à dignidade de sua 16 pessoa e a sua capacidade de readaptação social. ”
Ou seja, o texto aponta que o regime penitenciário deve sim fortalecer o sentido de responsabilidade do preso.




Questões - DEPEN 2015 Questões - DEPEN 2015 Reviewed by Nathalia Santiago on 13:40 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.