CESPE | CEBRASPE – SSP/MA – Aplicação: 2018
Polícia Civil do Estado do Maranhão – Cargo 1: Escrivão de Polícia
Questões com gabarito comentado
Texto 1A1AAA
1 O ano de 2017 foi o mais seguro da história da aviação comercial, de acordo com a organização holandesa Aviation Safety Network (ASN). Foram dez acidentes — nenhum deles envolvendo linhas comerciais regulares —, com 79 mortos, 44 entre passageiros e tripulantes e outras 35 pessoas que estavam em terra.
5 Em 2016, foram registrados 16 acidentes, com 303 vítimas fatais, e o último episódio, com um avião de passageiros de maiores proporções: a queda do Avro RJ85, operado pela empresa LaMia, próximo de Medellín, na Colômbia. O desastre, que completou um ano no último dia 28 de novembro, matou 71 pessoas, em sua maior parte atletas do 13 time brasileiro da Chapecoense.
9 “Desde 1997 a média de acidentes tem caído de forma contínua e persistente”, disse o presidente da ASN, destacando 16 os esforços da Organização Internacional da Aviação Civil e da Fundação de Segurança no Voo para melhorar os padrões de segurança da indústria de aviação.
BBC. 2017, o ano mais seguro da história da aviação. Internet: (com adaptações).
QUESTÃO 1
Com relação a aspectos linguísticos do texto 1A1AAA, assinale a opção correta.
A A correção gramatical do texto seria mantida se a expressão “foram registrados” (L.5) fosse substituída por registrou-se.
B O vocábulo “deles” (L.2) remete à expressão “dez acidentes” (L.2).
C A substituição do termo “que” (L.7) por o qual prejudicaria a correção gramatical do texto.
D A correção gramatical do texto seria preservada caso se substituísse a forma verbal “Foram” (L.2) por Houveram.
E O sentido do segundo período do segundo parágrafo seria preservado caso as vírgulas que sucedem as palavras “desastre” (L.7) e “novembro” (L.7) fossem suprimidas.
QUESTÃO 2
A pontuação empregada no texto 1A1AAA permaneceria correta se,
I no primeiro parágrafo, o segundo travessão fosse eliminado.
II na linha 1, fosse inserida vírgula logo após “2017”.
III na linha 9, fosse inserida vírgula logo após ‘1997’.
IV na linha 9, a vírgula logo após ‘persistente’ fosse eliminada.
Assinale a opção correta.
A Nenhum item está certo.
B Apenas o item III está certo.
C Apenas o item IV está certo.
D Apenas os itens I e II estão certos.
E Todos os itens estão certos.
Texto 1A1BBB
1 Se, nos Estados Unidos da América, surgem mais e mais casos de assédio sexual em ambientes profissionais — como os que envolvem produtores e atores de cinema —, no Brasil, o número de processos desse tipo caiu 7,5% entre 2015 e 2016.
4 Até setembro de 2017, foram registradas 4.040 ações judiciais sobre assédio sexual no trabalho, considerando-se só a primeira instância.
6 Os números mostram que o tema ainda é tabu por aqui, analisa o consultor Renato Santos, que atua auxiliando empresas a criarem canais de denúncia anônima. “As pessoas não falam por medo de serem culpabilizadas ou até de represálias”.
9 Segundo Santos, os canais de denúncia para coibir corrupção nas corporações já recebem queixas de assédio e ajudam a identificar eventuais predadores. Para ele, “o anonimato ajuda, já que as pessoas se sentem mais protegidas para falar”.
12 A lei só tipifica o crime quando há chantagem de um superior sobre um subordinado para tentar obter vantagem sexual. Se um colega constrange o outro, em tese, não há crime, embora tal comportamento possa dar causa a reparação por dano moral.
Anna Rangel. Medo de represálias inibe queixas de assédio sexual no trabalho. Internet: (com adaptações).
QUESTÃO 3
As opções a seguir apresentam propostas de reescrita do período “Se um colega constrange o outro, em tese, não há crime, embora tal comportamento possa dar causa a reparação por dano moral.” (L. 13 a 14).
Assinale a opção que apresenta proposta de reescrita que, além de manter o sentido original da informação, preserva a correção gramatical do texto.
A Em tese, embora não seja crime, o fato de um colega constranger o outro pode justificar reparação por dano moral.
B Quando um colega molesta o outro é crime, ou seja, esse ato pode ensejar reparação por dano moral.
C Caso um colega constrange o outro, em tese, não é crime, mas pode gerar reparação por dano moral.
D Hipoteticamente, à medida que um colega constrange o outro, não há crime, logo não pode haver reparação por dano moral.
E Teoricamente, se um colega constrange o outro, há vantagem sexual, o que pode causar reparação por dano moral.
QUESTÃO 4
No texto 1A1BBB, o trecho “4.040 ações judiciais sobre assédio sexual no trabalho” (L. 4) tem a mesma função sintática de
A ‘por medo de serem culpabilizadas’ (L.7 e 8).
B “mais e mais casos de assédio sexual ” (L. 1).
C ‘mais protegidas para falar’ (L. 11).
D “chantagem de um superior sobre um subordinado” (L. 12).
E “queixas de assédio” (L.9 e 10).
QUESTÃO 5
No texto 1A1BBB, a correção gramatical e o sentido do trecho ‘O anonimato ajuda, já que as pessoas se sentem mais protegidas para falar’ (L. 10 e 11) seriam preservados caso se substituísse o termo “já que” por
A a fim de que.
B ainda que.
C contanto que.
D uma vez que.
E logo que.
________________________________
Gabarito
1. B → "Foram dez acidentes - nenhum deles (nenhum dos dez acidentes)..."; os pronomes têm a capacidade de retomar e substituir termos já mencionados (deles = preposição + pronome = de + eles).
Alternativa A está incorreta porque há erro de concordância, o correto seria 'registraram-se' e não 'registrou-se', pois o sujeito está no plural.
Alternativa C está incorreta porque a substituição do termo 'que' por 'o qual' não prejudicaria a correção gramatical (nesse contexto, que = o qual).
Alternativa D está incorreta porque o verbo haver, nesse contexto, está no sentido de existir e portanto é impessoal. Logo, só pode ser substituído por verbo no singular; "houve dez acidentes".
Alternativa E está incorreta porque a supressão ou a inclusão da vírgula mudaria o sentido da oração, prejudicando a correção gramatical. Passaria de oração subordinada adjetiva explicativa para oração subordinada adjetiva restritiva.
2. B → Apenas o item III está certo.
Item I - está incorreto pois o travessão não pode ser retirado, porque a função dos travessões, nesse contexto, é isolar um termo e portanto deve ser mantido; se eliminar um, tem que eliminar o outro.
Item II - está incorreto pois não pode separar o sujeito do verbo.
Item III - a pontuação permaneceria correta se fosse inserida vírgula logo após '1997', pois trata-se de um adjunto adverbial deslocado que permite a facultatividade da vírgula.
Item IV - está incorreto pois a vírgula, nesse contexto, é obrigatória, uma vez que indica citação. A citação funciona como um aposto que esclarece aquilo que foi dito.
3. A → única alternativa que traz a ideia condicional do trecho apresentado na questão.
Alternativa B está incorreta porque traz conjunção de tempo (quando) que não foi mencionado no trecho da questão, nem apresenta conjunção concessiva (embora, ainda que, mesmo que...).
Alternativa C está incorreta porque há erro gramatical de concordância em: "Caso um colega constrange..."; o correto é "Caso um colega constranja..."
Alternativa D está incorreta porque apresenta conjunção que traz ideia de proporção (à medida que) e no trecho da questão não tem essa ideia de proporção.
Alternativa E está incorreta porque afirma que "se um colega constrange o outro, há vantagem sexual", que destoa do sentido original do trecho.
4. B → a função sintática trabalhada no fragmento da questão é de sujeito. A alternativa B é a única que também funciona como sujeito (o que foram registradas? 4040 ações...)
Alternativa A está incorreta porque o trecho 'por medo de serem culpabilizadas' funciona como adjunto adverbial de causa que completa a ideia de "não falar".
Alternativa C está incorreta porque o fragmento apresentado (mais protegidas) tem função sintática de predicativo do sujeito.
Alternativa D está incorreta porque apresenta um trecho que funciona como objeto direto, uma vez que o verbo HAVER no sentido de existir não possui sujeito; é impessoal.
Alternativa E está incorreta porque "queixas de assédio" funciona no texto como objeto direto do verbo 'receber'.
5. D → o termo 'já que' é uma locução conjuntiva causal. Na alternativa D o termo 'uma vez que' também corresponde a uma locução conjuntiva causal.
Alternativa A está incorreta pois o conectivo apresentado possui ideia de finalidade.
Alternativa B está incorreta pois o conectivo apresentado é uma locução conjuntiva concessiva.
Alternativa C está incorreta pois 'contanto que' é uma locução conjuntiva condiciona, trabalha com a ideia de condição.
Alternativa E está incorreta pois o conectivo apresentado, nesse contexto, traz a ideia de tempo - locução conjuntiva temporal.
👏👏👏
ResponderExcluirMuito bom!!
ResponderExcluirExcelente comentar os erros das alternativas 👏👏