Questões de Regência Verbal e Nominal - bancas variadas

 Gabarito comentado


Q-1. (FCC) Assinale a única alternativa correta em relação ao emprego da regência.

a) A voz do cantor agradou o público.

b) O pai acariciava ao filho.

c) Não me agradei desse espetáculo.

d) Aspiro ao ar poluído da cidade.


Q-2. (FCC) Investir nas redes sociais, _______ participam mais de 500 milhões de usuários, tem se mostrado uma estratégia positiva para a sobrevivência da indústria fonográfica.

Preenche corretamente a lacuna da frase acima:

a) na qual

b) de que

c) com que

d) a qual

e) que


Q-3. (FCC) Não impressionou ao conde Afonso, de quem contam que respondeu assim a um sujeito ...

A expressão sublinhada acima preenche corretamente a lacuna existente em:

a) Aqueles ______ caberia manifestar apoio aos defensores da causa em discussão ainda não haviam conseguido chegar à tribuna.

b) O acadêmico, ______ todos esperavam um vigoroso aparte contrário ao pleito, permaneceu em silêncio na tumultuada sessão.

c) Em decisão unânime, os acadêmicos ofereceram dados da agremiação _______ desejasse participar da discussão daquele dia.

d) O novo acadêmico demonstrou grande afeição _______ compartilha das mesmas ideias literárias e aborda os mesmos temas.

e) O discurso de recepção do novo integrante do grupo deveria ser pronunciado _______ apresentasse maior afinidade entre ambos.


Q-4.  (FCC)

    A luz noética, superior a toda outra luz, é chamada Bem porque é fonte de irradiação que, derramando-se sobre todos os seres celestiais e mundanos, ilumina-__, através de sua própria plenitude, revelando-__ e renovando suas capacidades intelectivas. Essa luz a todas as coisas envolve, trespassa e, estando acima de todas as coisas, transcende-__.

 Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

a) os - lhes - a

b) os - os - as 

c) lhes - a - a

d) lhes - os - as

e) os - lhe - a


Q-5.  (Vunesp) Assinale a alternativa correta quanto à concordância e à regência das palavras, de acordo com a  norma-padrão da Língua Portuguesa.

a) Alguns problemas posturais são devidos do uso frequente do smartphone.

b) Alguns problemas posturais são devidos ao uso frequente do smartphone.

c) Alguns problemas posturais são devido o uso frequente do smartphone.

d) Alguns problemas posturais são devido a uso frequente do smartphone.

e) Alguns problemas posturais são devido do uso frequente do smartphone.


Q-6.  (Vunesp) Observe o trecho: Chegou à conclusão de que centros urbanos com boas proporções de pessoas que pedalam...

Se a oração "Chegou à conclusão" for substituída por:

I. Concluiu.

II. Certificou-se.

III. Verificou.

A preposição de  será mantida apenas com o verbo indicado em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.


Q-7.  (Vunesp) Considerando a regência verbal, assinale a alternativa que apresenta a frase escrita de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa.

a) O pai lembrou-se do prazer que sentiu quando ganhou a primeira bola.

b) O mundo que as crianças de hoje pertencem é o dos jogos virtuais.

c) A bola que o garoto foi presenteado era de plástico.

d) O pai refletiu de que os tempos já não eram os mesmos.

e) Era um jogo que os times brigavam pela posse da bola.


Q-8.  (Vunesp) Considerando o contexto, está de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa a construção em destaque na alternativa:

a) Sérgio Navega refere-se o fenômeno como "ditadura da criatividade".

b) Sérgio Navega confere o fenômeno o nome de "ditadura da criatividade".

c) Sérgio Navega atribui ao fenômeno o nome de "ditadura da criatividade".

d) Sérgio Navega intitula ao fenômeno de "ditadura da criatividade".

e) Sérgio Navega qualifica ao fenômeno de "ditadura da criatividade".


Q-9.  (Cespe)

1    Já esqueci a língua em que comia, em que pedia para ir lá fora, em que levava e dava    2  pontapé, a língua, breve língua entrecortada do namoro com a prima.

O português são dois; o outro, mistério. Carlos Drummond de Andrade. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003, p.1089

Considerando-se as regências do verbo esquecer prescritas para o português, estaria correta a seguinte reescrita para a oração: "Já esqueci a língua": Já esqueci da língua.

(  ) Certo       (  ) Errado


Q-10.  (Cespe)

1    De acordo com pesquisas realizadas em vários países, inclusive no Brasil, especialistas  em recursos humanos identificaram os atributos que um funcionário, ou candidato a emprego, deve ter para agradar os supervisores e ter sucesso em sua carreira profissional.

Mantém-se a correção gramatical do primeiro período do texto ao se substituir "agradar os superiores" (l.3) por agradar aos superiores.

(  ) Certo       (  ) Errado


______________________________________

Gabarito

Q-1. C. A regência verbal pode seguir dois critérios: o semântico (significado) e sintático. Nesta questão, a alternativa C é a única correta, pois o verbo 'agradar' é pronominal (me) e solicita a preposição de (desse espetáculo). Nas demais opções, temos:

A: O verbo agradar, nesse contexto, significa satisfazer (a algo ou a alguém) e, por conta da transitividade do verbo (transitivo indireto), exige a preposição "a": A voz do cantor agradou ao público.

B: O verbo acariciar tornou-se sinônimo de agradar alguém (transitivo direto). Por isso, não ocorre a preposição "a": O pai acariciava o filho.

D: O verbo aspirar tem alguns significados mais usados, que são: inalar (alguma coisa) = verbo transitivo direto; e desejar, querer alcançar (a alguma coisa) = verbo transitivo indireto. A opção está errada porque o sentido é de inalar e não solicita, logo, a preposição "a": Aspiro o ar poluído da cidade.

Q-2. B. Para responder a questão, é preciso considerar a regência verbal de "participar". "Mais de 500 milhões de usuários participam DE redes sociais...", ou seja, quem participa, participa DE algo. Nesse sentido, apenas a alternativa B traz a preposição adequada (participar DE).

Q-3. B. Devemos levar em conta o emprego de "pronomes relativos" associados à "regência verbal". Por isso, a alternativa B está correta, pois "todos esperavam alguma coisa DE alguém = DE QUEM esperavam" (quem espera, espera algo de alguém). Nas demais opções, temos:

A: Seria "a quem caberia".

C: Seria "a quem desejasse".

D: Seria "por quem compartilhar".

E: Seria "por quem apresentasse".

Q-4. B. Na primeira lacuna, temos o verbo "iluminar" (quem ilumina, ilumina alguma coisa). É um "verbo transitivo direto" que exige um "objeto indireto", o qual está representado pelo pronome pessoal oblíquo "os" (os seres celestiais e mundanos).

O verbo "revelar" também exige um complemento direto (objeto direto = quem revela, revela alguma coisa) igualmente representado pelo pronome pessoal oblíquo "os" (seres celestiais e mundanos). E o verbo "transcender" indica outro complemento direto (objeto direto = quem transcende, transcende algo) representado pelo pronome pessoal oblíquo "as" (as coisas).

Q-5. B. O termo "devido" deve estar no plural para concordar com o substantivo "problemas". Em relação à regência, o adjetivo "devido" exige complemento iniciado pela preposição "a". No período, a palavra "a" se contrai com o artigo "o" exigido pelo substantivo "uso". Logo, o correto é: Alguns problemas posturais são devidos ao uso frequente do smartphone.

Q-6. B. Se a oração for substituída por alguma das três formas verbais, apenas a segunda assertiva vai admitir a preposição "de". Com as substituições indicadas, as sentenças ficaram da seguinte forma: 

I. Concluiu que centros urbanos com boas proporções de pessoas que pedalam...("Concluir" é verbo transitivo direto).

II. Certificou-se de que centros urbanos com boas proporções de pessoas que pedalam...("Certificou-se" é um verbo pronominal que exige a preposição "de" nesse contexto).

III. Verificou que centros urbanos com boas proporções de pessoas que pedalam... ("Verificar" é verbo transitivo direto). 

Q-7. A. O verbo "lembrar" admite duas formas de regência: lembrar algo (verbo transitivo direto) ou lembrar-se de algo (verbo pronominal que exige de). Portanto, a alternativa A está correta: "Lembrou-se do". Nas demais opções, temos que fazer as seguintes correções:

B: O mundo que as crianças de hoje pertencem é a dos jogos virtuais. (verbo pertencer exige preposição a).

C: A bola com que o garoto foi presenteado era de plástico. (a forma verbal "foi presenteado" exige a preposição com).

D: O pai refletiu que os tempos já não eram os mesmos. (não há termo que exija preposição antes do pronome relativo que).

E: Era um jogo em que os times brigavam pela posse da bola. (o termo "em que" retoma "jogo").

Q-8. C. O verbo "atribuir" exige preposição "a" (atribuir algo "a" alguém), portanto a construção está correta. Nas demais alternativas, temos que:

A: O verbo "referir-se" exige preposição "a": Sérgio Navega refere-se ao fenômeno como "ditadura da criatividade".

B: O verbo "conferir" exige preposição "a" (conferir algo "a" alguém): Sérgio Navega confere ao fenômeno de "ditadura da criatividade".

D: O verbo "intitular" é transitivo direto e indireto (intitular "alguém" "de" alguma coisa): Sérgio Navega intitula o fenômeno de "ditadura da criatividade".

E: O verbo "qualificar" é transitivo direto e indireto (qualificar "alguém" "de" alguma coisa): Sérgio Navega qualifica o fenômeno de "ditadura da criatividade".

Q-9. Errado. Quando o verbo "esquecer" for empregado como verbo pronominal, deverá estar acompanhado do pronome e seu complemento será introduzido por uma preposição. A reescrita não respeita essa construção, pois o verbo está desacompanhado do pronome. O correto seria: Já me esqueci da língua.

Q-10. Certo. O verbo agradar pode ser transitivo direto (sem preposição) ou transitivo indireto (com preposição). Gramaticalmente está correta a substituição. O que se altera é o sentido: quando VTD, significa acariciar; quando VTI, significa fazer algo por alguém.


Referência

BOMBONATO, Giancarla. Série Prova & Concursos - Língua Portuguesa. 2ª edição. Cascavel/PR: Editora Alfacon, 2018.

Questões de Regência Verbal e Nominal - bancas variadas Questões de Regência Verbal e Nominal - bancas variadas Reviewed by Nathalia Santiago on 15:32 Rating: 5

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.